Câmara incia trabalhos de 2020

unnamed 1A Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães iniciou os trabalhos do ano de 2020 com a presença do executivo, e judiciário de Chapada. Estiveram presentes o Promotor Luciano Volochko, o Juiz Ramon Fagundes Botelho e a prefeita municipal Thelma de Oliveira.

Na cerimônia o presidente da Câmara Carlos Eduardo, disse que neste último ano de mandato para os membros da Casa de Leis, bem como, para senhora prefeita municipal, todos os eleitos em 2016. Cabe agora uma reflexão do que foi feito para população, fazendo um balanço dos trabalhos do poder legislativo ao longo destes 3 anos.

A Câmara aprovou 891 Indicações ao poder executivo, indicações estas que refletem nada mais que as necessidades básicas dos nossos munícipes no seu dia a dia. Foram também 428 requerimentos com pedidos de informações de nossa máquina pública, informações necessárias para embasar o trabalho legislativo e fiscalizador da câmara municipal.

Foram aprovadas 132 moções, 49 Projetos de resolução e uma Lei Complementar. Através de denúncias, foram instauradas 3 comissões processantes para julgar supostos atos ilícitos. E uma Comissão Parlamentar de Inquérito que ainda está em andamento. 36 emendas a Projetos de Lei, visando um melhor resultado nos dispositivos das leis aprovadas, 7 Decretos Legislativos, que sustaram atos do poder executivo, exercendo assim o papel de poder independente.

O legislativo também aprovou 68 Projetos de Lei de iniciativa da Casa, 69 Projetos de Lei de iniciativa do poder executivo, sendo a grande maioria destes projetos aprovados por unanimidade pelos vereadores.

De todas essas dezenas de projetos encaminhados pelo poder executivo, apenas 6 foram rejeitados pelo Legislativo Municipal, e através deste número, pode-se demonstrar que a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, jamais atuou para atrapalhar ou atrasar a atual Gestão, pelo contrário, todos os vereadores trabalharam de maneira incansável, para contribuir com a melhoria dos serviços públicos, sendo na Saúde, Educação, Infraestrutura urbana e rural, nas estradas, pontes e demais áreas.

A Câmara inicia os trabalhos de 2020 com a mesma esperança de quando iniciamos este mandato em 2017, mais também sabendo que a realidade das ruas, dos bairros, e das comunidades rurais, não é tão maravilhosa, muito pelo contrário, o nosso povo sofre e clama uma por uma Chapada melhor e mais justa.

Carlinhos diz que tem plena certeza que todos os membros do Legislativo amam esta cidade, cada um a seu modo, do seu jeito e à sua maneira, e estão aqui porque reconhecem que é aqui o lugar que todos querem construir as suas vidas, cultivar sonhos, educar filhos, festejar vitorias, e também, aprender com as derrotas.

O presidente finalizou sua fala dizendo que o grande desafio, ainda é promover a reaproximação do poder Legislativo com o povo. E pensa que para isso, é necessário fortalecer a atuação legislativa, fazendo que nossos mandatos sejam de fato mandatos autônomos e independentes, para que o poder Legislativo seja o responsável por promover o desenvolvimento sustentável de Chapada dos Guimarães.

Disse também que quando assumiu seu primeiro mandato em 2009, fez um discurso que evidenciava a alegria e esperança que o movia. Lembrou do legado deixado por Frei Osvaldo à Chapada dos Guimarães, quando Chapada era referência em saúde e educação através dos serviços filantrópicos que ele desempenhava. “Ainda sonho com esta Chapada que valoriza sobre tudo as pessoas, os nossos jovens, estudantes, crianças e idosos. ” Finalizou.